terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Moçambique!

   Moçambique parece ser um país muito bonito e entresante.
   Eu adorava ir visitar Moçambique, porque foi onde a minha mãe nasceu e viveu até aos seus 7 anos.
   Como veio para o Luxemburgo muito pequena não se lembra como era o país dela. Por aquilo que os meus avós me contam e todos aquelas pessoas que lá estiveram aquilo parece ser um paraíso! Gosto muito da natureza, espírito de aventura, e a minha mãe também, por isso a pessoa que eu gostava que fosse comigo era a minha mãe. Ela gostava, tal como eu, de um dia poder visitar aquela terra tão falada. A minha mãe não gostava  nada de andar muito a pé. Por isso, queria arranjar um jipe e como a minha mãe é muito aventureira e não gosta muito de esperar, adorava que o meu desejo de lá ir se realiza-se rápido para poder ver como os meus próprios olhos aquela magia que as pessoas dizem  que aquela bela terra tem! Andar por lá a sentir aquele calor, aquele cheiro, estar com pessoas de raças diferente.
   O meu desejo de fazer uma viagem até Moçambique vai ser realizado!    




Uma das prais de Moçambique!
           

Um pequeno apanhado do conto:”Cavaleiro da Dinamarca”



   O Cavaleiro decidiu fazer uma fazer uma grande viagem á Terra Santa, ai passou o Natal naquele ano. Quando de lá saiu foi para Ravena, Terra que o encheu de espanto, com aquela beleza toda era uma coisa nunca vista.
De seguida vista Veneza, também adorou a sua beldade. De seguida a terra que ais o impressionou, Florença! Assim sucessivamente, visitou muitas terras. Realmente a viagem do Cavaleiro serviu-lhe para muita coisa

A descrição externa de Florença

Descrição externa  - Características da cidade Florença
floridas;
azul;
vermelhos;
velha ;
ladeada;
pequenas;
rodeadas;
largas;
preto e branco;
grandes ;
esculpid;
claro;
pintado;
mais grave e austero;

domingo, 24 de outubro de 2010

Resumo da lenda "Verão de São Martinho"

 O corajoso Martinho, soldado gaulês viajava montado num cavalo. Surpreendido por um mendigo enregelado, pega  na sua capa vermelha e dá-lha.
  Deus recompensa a bondade de Martinho com calor.
  Por isso fala-se no Verão de São Martinho em pleno Outono.

Lenda do"Verão de São Martinho

Martinho, valente soldado romano estava de regresso á sua terra, algures em França, depois de servir o Império em Itália. Regressava através dos Alpes (serra muito alta onde, durante todo o ano faz muito, muito frio, vento e mau tempo), montado no seu cavalo, e bem agasalhado para a viagem: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos usavam.

De repente, aparece – lhe um mendigo, vestido com roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar.

Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua carta. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

E diz a lenda que, nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como que uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

É por isso que todos os anos, nestas alturas do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

sábado, 2 de outubro de 2010

Retrato de Manuel de Arriaga

Apresentamos, de seguida, o primeiro presidente da república, Manuel de Arriaga. Esta actividade de escrita surge nas aulas de Estudo Acompanhado e Língua Portuguesa, no âmbito das comemorações do 5 de Outubro na nossa escola.
Este político famoso tinha olhos amêndoados, mas não sabendo ao certo a sua cor. A sua boca era pequena e arredondada, coberta por um farto bigode e uma longa e branca barba. Os seus cabelos pareciam uma pena por serem lisos e pelo seu aspecto pareciam muito leves. Pode-se dizer que era um homem apresentável!

Manuel de Arriaga era um revolucionário, conhecido pela preexistência e coragem. Podia dizer-se que era um excelente aluno. Porem era um óptimo falante e orador. Seguia a melhor moda do seu tempo e para ajudar a este bom aspecto estrior as suas acções de cavalheiro fazia dele um homem cheio de valores.
Julgamos que era um homem simpático, humilde, inteligente, prestável, etc!

sábado, 25 de setembro de 2010

Auto-Retrato

   O meu nome é Alexandra, mas podem chamar-me Xana. O meu nome é Alexandra Araújo, mas podia chamar-me Sandra Araújo, porque foi o meu irmão que escolheu o meu nome e como ele tem o nome do meu pai queria que eu tive-se o nome da minha mãe mas ela não gostou.
  Tenho uns olhos castanhos escuros como a camisa das castanhas, uns cabelos encaracolados e castanhos e, quando fico triste só quero ficar sozinha e não ligo nenhuma as outras pessoas.
  Se eu fosse um animal, seria um golfinho, porque podia nadar e nadar sem parar e conhecer o mundo a nado.
  Se fosse uma coisa seria uma árvore. Se fosse uma flor, seria um amor-perfeito. Mas sou apenas uma simples pessoa, chamada Alexandra que sonha com um futuro brilhante.
  Nasci num dia em que o sol brilhava. Gosto muito de ouvir a música de Justin bieber – Never Let you Go,eu gosto de cheirar rosas e sentir alegria.
  Quando era pequena, pensava que não era preciso estudar.
  O que eu fazia era morder a toda a gente. O que mais prefiro é rir, porque sinto-me bem a rir. Ás vezes, fecho os olhos e peço como desejo ser ainda mais feliz com toda a minha família e amigos.